ATPs Tica
POLO SANTO ANGELO-RS
SERVIÇO SOCIAL ÉTICA PROFISSIONAL
A ÉTICA E O SERVIÇO SOCIAL
ARNALDA BRIGIDA MAZUREK - 412882
CLEUSA AMADO - 443447
LEDANIR BUZATTO - 428847
MARA DA COSTA DALPIAZ RESENER – 413933
VALNI MELLO MACIEL - 441778 PROF: Me. Maurício Dias SANTO ÂNGELO, 07 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
A presente atividade tem como objetivo a compreensão do significado social da profissão do serviço social e de seu desenvolvimento sócio-histórico a partir das demandas presentes na sociedade e no meio social onde vive e exerce sua profissão. O desafio proposto, tendo como base a obra de
BARROCO, “Ética e Serviço social: fundamentos ontológicos”, é entender os conceitos que direcionam as considerações sobre ética e sua relação com a profissão e a ação do profissional de serviço social.
Com o estudo da obra acima citada, especificamente a parte II – A trajetória ético-política do serviço social brasileiro, no cap. 1 – As configurações da ética tradicional, faremos referência aos pressupostos éticos presentes em todo o contexto do serviço social desde a sua origem até hoje.
Salientamos que todo o processo de renovação crítica do serviço social, também conhecida como processo de reconceituação do serviço social, que teve seu auge na década de 80 e 90, vem ancorada na reflexão ética, filosófica e em pressupostos ontológicos.
Podemos afirmar que todas as mudanças na teoria e na prática do serviço social estão fundamentadas no projeto ético-político e no Código de Ética da profissão. O caráter ético do serviço social é dado de forma concreta pela atitude profissional que entende-se como predisposição para pensar, sentir, atuar junto ao usuário. Isso é possível através do processo de formação profissional, que permite que uma pessoa desenvolva a compreensão das situações sociais e dos seres humanos, adquirindo discernimento e discrição que habilitam o profissional a ajudar e orientar outras pessoas.
O/a profissional precisa conhecer