Geografia
Existem três setores da economia: o primário, que está vinculado ao desenvolvimento agropecuário, o secundário que enquadra a produção industrial e o terciário, que está diretamente ligado a prestação de serviços e comercio em geral. Atualmente, a distribuição da população economicamente ativa nos setores da economia sofreu uma significativa mudança com o aumento do setor terciário. No Brasil, as pessoas estão migrando para as grandes cidades, deixando as zonas rurais, o que causa um aumento nos setores secundários e terciários da economia. O mundo está atravessando a terceira revolução técnico-informacional, onde a informação é supervalorizada, o que também tem causado um crescimento nos setores secundários e terciários. Esse aumento no setor terciário significa que a população recebe uma variedade maior de serviços, o que leva a uma urbanização maior e qualidade de vida melhor.
Distribuição de renda no brasil
O conceito de distribuição de renda faz referência à forma como a receita obtida por um país ou região é distribuída entre sua população local, por meio de um ganho salarial maior disponível à maior porcentagem possível da população. No Brasil, tal assunto assume maior destaque devido às enormes desigualdades sociais e econômicas experimentadas há séculos pelo povo. Nos últimos anos houve uma recuperação do salário mínimo e uma maior geração de empregos formais (com carteira assinada). Na economia brasileira, a principal fonte de dados para a aferição da distribuição funcional de renda são as tabelas de "Recursos e Usos" das Contas Nacionais, calculadas pelo IBGE.
Trabalho formal e informal
Formal – é o trabalho que possui benefícios e carteira de trabalho assinada. Nele a empresa que oferece o emprego garante os direitos trabalhistas. O papel que a pessoa ocupa nessa empresa ou instituição lhe garante algum tipo de remuneração, essa remuneração pode ocorrer de duas formas: o salário, que é o