corpo e movimento
Campo Liberdade
II UNIDADE – CORPO EMOVIMENTO
A criança e suas capacidades motoras, linguagem e habilidades manuais
Atividade de Aprofundamento
Disciplina:
Corpo e Movimento ProfessorTutor:
Felipe Daneil V. Monteiro
Leomira Gambine Carrilho RGM: 14100894 Curso de graduação: Pedagogia
27/10/2014
São Paulo
Atividade de Aprofundamento responder a seguinte questão:
Um bebê tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo? Se sim exemplifique.
Se não, diga por quê. Em ambos os caso coloque um caso pessoal e defenda seu ponto de vista.
Um bebê tem condições intelectuais para explorar o seu próprio corpo, pois mesmo ainda antes de nascer o bebê já é capaz de movimentar-se em sua vida uterina, esses primeiros movimentos que o feto faz são classificados de reflexos são movimentos involuntários, controlados subcorticalmente que possivelmente venham formar base para a seguinte fase do desenvolvimento motor” (Desenvolvimento e os movimentos de reflexos)¹ Também é possível ver esses movimentos através da ultra-som, momento esse que fascina uma mãe.
“O simples sorriso do bebê, para sua mãe contem todas as dimensões afetiva por expressar uma sensação ou emoção; motora, por colocarem ação músculo e nervos, cognitiva, por revelar a capacidade adquirida de reconhecer a mãe; social, expressar uma comunicação.
(Psicologia do desenvolvimento Humano: Estudo da Construção do Homem como ser individual)³.
Ao nascer o bebê passa a mãozinha nos olhos, na cabeça e progressivamente vai adquirindo outros movimentos. Segundo Jean Piaget chama esta fase de período sensório-motor, que vai de 0 a 2 anos, período da inteligência prática. Caracterizada pela ação do bebê sobre o meio utilizando as sensações e movimentos, As ações são reflexos ou manipulações. Nesta fase, “a criança desenvolve seus sentidos, movimentos, músculos, percepções e seu cérebro” (Almeida, 2003, pg. 42) e