Geografia
A formação territorial do Brasil se iniciou com o Tratado de Tordesilhas assinado em 1494, que dividia a América do Sul entre Portugal e Espanha.
Inicialmente as principais atividades econômicas eram a extração do pau-brasil e o cultivo da cana para a produção do açúcar, produto muito cobiçado na Europa.
Essas atividades se concentravam no litoral, junto com as ferrovias, pois a produção era dirigida para a exportação (Pacto Colonial). O crescimento dessa exportação fez com que centros urbanos fossem criados no litoral, gerando as cidades portuárias.
Com a intenção de se obter mais riqueza, os portugueses adentraram o território brasileiro, indo cada vez mais além do Tratado de Tordesilhas. Isso começou com as
Bandeiras Paulistas. Com essa interiorização, os bandeirantes acharam ouro nas terras. Inicia-se então a atividade de mineração. Isso fez com que muitas pessoas se deslocassem para o interior. A atividade pecuária também foi responsável pela interiorização do território, sendo ela a responsável pela alimentação da população.
Outro motivo foi a União Ibérica, que acaba, provisoriamente, com o Tratado de
Tordesilhas, tornando mais fácil a ida para o interior. Após seu fim, os portugueses já haviam passado da linha do tratado e ocupado as terras. Desse modo foi criado um novo tratado, o Tratado de Madri, baseado no “Utis Possidetis” (direito de posse), que estabeleceu uma nova fronteira entre as terras portuguesas e espanholas. A interiorização no Norte se deu pelo Rio Amazonas, sendo criados fortes e vilas ao longo do rio.
A economia no Brasil se desenvolveu de forma diferente e independente em diferentes regiões do país. Esses espaços inteiros não integrados denomina-se
Economia de Arquipélago.
Diferentes Tipos de Meio
Antigamente os humanos retiravam apenas o necessário para sobreviver da natureza, sem grandes mudanças no seu espaço. A vida era controlada pelos ciclos naturais. Esse espaço