Geografia
Desde de 2003 as condições de vida na América Latina vem evoluindo bastante, com novos empregos e exportações, o PIB per capta aumentou, milhões de pessoas saíram da pobreza absoluta, porém países como Brasil e México não conseguiram avanços significativos.
Dívida externa é um grande problema para os países latino americanos, esse dinheiro, poderia estar sendo usado na infraestrutura do país para melhor aproveitamento de todo o povo.
Colômbia, Peru e Bolívia são exemplos de grandes países latinos que produzem quantidades absurdas de drogas, o que afeta muito a população, em questões de segurança e gasto na tentativa de combate.
Mulheres e crianças começam a se envolver cada vez mais com essas atividades, funcionários do governo se corrompem, o dinheiro é lavado pelo narcotráfico e cria-se uma rede muito complexo.O fato da Colombia estar ligado com o Atlântico e o Pacífico torna mais fácil o transporte das mercadorias.
América Latina é assim chamada pois a maioria dos países foram colonizados por latinos (portugueses e espanhóis)
América Central e Guianas – O istmo são formações recentes, o centro americano é o soerguimento da placa do caribe, local que sofre muitos tremores e vulcões, dependem do capital americano ( Doutrina Monroe), agricultura (plantation) é sua principal atividade econômica e a população composta por índios na maioria dos países( menos Costa Rica). Antilhas : Formados por terrenos vulcâneos, é dividido por 3 terras, Bahamas(próximo a Flórida, antiga colônia inglesa), Grande Antilhas (Cuba, Jamaica,Haiti e Rep Dominicana, Porto Rico) e Pequenas Antilhas (Ex colônias francesas, holandesas e britânicas por ex Santa Lucia). Trinidad Tobago (petróleo) e Jamaica (bauxita) se diferenciam de outros países por terem minerais, o restante sobrevive do plantio de algodão, açúcar(cana) e banana. Guianas: Países independentes , Suriname e Guiana e um departamento francês Guiana Francesa, tem características econômicas