Geografia
FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI
Pedagogia
Síntese Reflexiva: O senso comum w atitude cientifica
Jéssica Ariane Ramos Marçola
Capivari, SP 2014
Ao ler o texto considerei alguns pontos interessantes e importantes principalmente no que diz respeito a senso comum.
Senso comum é uma característica de experiência acumuladas ao longo da vida e passadas de geração em geração. Mossa experiências formam o senso comum e criam certezas que são transmitidas, formando- se em crenças religiosas e em doutrinas inquestionáveis como segue abaixo alguns exemplos citados no textos:
Senti a necessidade de compreender a origem da palavra geografia e de alguns termos encontrados no texto para melhor discorrer sobre o assunto, uma vez que me considero leiga com relação ao conteúdo.
O autor ressalta o conceito de “transposição didática”, este tema está relacionado aos conteúdos de ensino na educação pedagógica. Transposição didática: Apresenta-se como uma teoria sobre o que ocorrem como o saber quando este percorre o “caminho” entre as esferas de conhecimento, isto é quando parte da esfera cientifica, onde é produzido rumo a esfera escolar, onde é ensinado.( Chevallard, 1991).
O texto foi dividido em pesquisas bibliográficas e citações que justificam a transformação e o caminho percorrido pela geografia na educação, relacionando os primórdios dos primeiros colonizadores e educandos (Padres Jesuítas).
O Padre José Anchieta assumiu o comando e promoveu algumas mudanças no plano de instrução, tendo sido influenciado pela chamada contra reforma, aprendeu a língua tupi e usou elementos da cultura indígena para profundar a aceitação da filosofia católica. (ROCHA, 1996:125 passim/ SOUZA, Thiago Tavares:29)
Segundo o autor do texto o percurso da geografia escolar brasileira é objeto de estudo de Rocha (1996). O pesquisador traça