Células tronco
Possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras e a outros tecidos do corpo, como: ossos, nervos, músculos e sangue. Por esse motivo as células tronco são importantes, principalmente na recuperação de tecidos danificados por doenças cardiovasculares, neurodegenerativas,diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas da medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células troncos é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.São encontradas em células embrionários e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
2) Diferentes tipos de células tronco,Compare – as nas vantagens na utilização de um tipo de outro. Existe vários tipos de células tronco sendo elas: Embrionárias – São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, devido ao seu poder de diferenciação celular de outros tecidos. A utilização de células estaminais embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos varia de país para país, em que alguns a sua investigação e utilização é permitida, enquanto em outros países é ilegal. Adultas – São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado,cordão umbilical, placenta, e outros. Estudos recentes mostram que estas células troncos têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas. Até pouco tempo acreditava-se que apenas as células troncos embrionárias eram capazes de se diferenciar em