geografia
Á estrutura sectorial da população, refere-se à repartição da população por sectores de actividade económica. Assim, teremos quatro sectores: primário, secundário, terciário e terciário superior, denominado comummente por quaternário.
O sector primário engloba as actividades ligadas à exploração da terra, ou seja, à exploração directa dos recursos naturais, compreendendo, assim, a agricultura, pecuária, caça, pesca, exploração florestal e mineração.
O sector secundário inclui os indivíduos que se dedicam às actividades ligadas à indústria, como, por exemplo, indústria extractiva e industria transformadora, a construção civil e obras públicas, a extracção de gás natural, a produção e distribuição de electricidade, entre outras.
O sector terciário compreende todas as actividades que não produzem bens materiais, nem os transformam, mas sim asseguram a existência de tantos serviços (daí chamar-se também o sector dos serviços), englobando, assim, o comércio, os transportes e comunicações, a banca, seguros, saúde, educação, turismo, etc.
Finalmente, o sector quaternário engloba os trabalhadores ocupados nos services técnicos mais especializados. Inclui actividades como, investigadores ou pesquisadores, financeiros, telecomunicações, consultoria e outros serviços baseados no conhecimento.
Do ponto de vista profissional, a população pode ser repartida em duas categorias: os activos e os inactivos.
Designa-se população activa ao conjunto de indivíduos que constituem mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços remunerados, com idade legal para entrar no mercado de trabalho, podendo ou não estar empregada.
A população inactiva corresponde à parcela das pessoas que não exercem actividades económicas, ou seja, aquelas que não exercem actividades remuneradas , como as crianças, os idosos, aposentados, estudantes e os enfermos permanentes.