Lixo Tecnologico
O lixo eletrônico inclui aparelhos elétricos e eletrônicos que chegaram ao fim de sua vida útil, como computadores, televisores, impressoras e telefones celulares.
Possui elementos que se jogado de qualquer forma no ambiente causa danos terríveis. Os eletrônicos mais complexos podem ter até 60 substâncias químicas, algumas delas bastante tóxicas, se forem descartadas de maneira errada afetam o solo e os depósitos de água subterrâneos, expondo o meio ambiente e a população a situações de risco. Os danos causados pelos componentes tóxicos são diversos. A seguir destacamos os principais efeitos nocivos ao organismo causados por alguns dos elementos e substâncias, bem como seus usos mais comuns: Arsênico: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão.
Onde é usado: Celular.
Belírio: Causa câncer no pulmão.
Onde é usado: Computador, celular.
Chumbo: Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor. Onde é usado: Computador, celular, televisão, bateria de carros, lacres.
Cádmio: É um agente cancerígeno. Causa envenenamento, acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica. Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops.
• Mercúrio: Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.
Onde é usado: Lâmpadas fluorescentes, computador, monitor e TV de tela plana.
• Níquel - Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue.
• Onde é usado: Baterias de celular • Retardantes de chamas
(BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas. Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios.
• PVC: Se