Geografia
Considera-se projeto de pesquisa um plano ou uma orientação metódica acerca dos passos que devem ser executados na pesquisa de forma concreta, atendendo a objetivos claros e definidos e seguindo um cronograma específico.
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (NPGME) utiliza este manual para orientar a elaboração das propostas de pesquisa submetidas em edital de seleção anual, para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde.
A composição do projeto e suas regras de formatação são apresentadas a seguir:
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
(ordem sequencial de apresentação, exceto lombada):
1- Capa (obrigatória): papel branco, tamanho A4. Deve conter: nome da instituição, nome do autor, título e subtítulo (se houver deve ser evidenciado a sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos), local (cidade onde se entrega o trabalho) e ano de submissão, conforme Apêndice A.
2- Folha de rosto (obrigatória): deve conter nome do autor, título e subtítulo (se houver deve ser evidenciado a sua subordinação ao título principal do projeto, precedido de dois pontos), natureza, local (cidade onde se entrega o trabalho) e ano de depósito, conforme Apêndice B.
3- Resumo na língua vernácula (obrigatório): título (Resumo) centralizado com fonte tamanho 16, em caixa alta. O resumo deve ressaltar o tema, o objetivo, o referencial teórico, o método e deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se uso de parágrafo único, iniciando com uma frase significativa, explicando o tema principal do documento e, a seguir, a categoria de tratamento.
Os descritores devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidos da expressão Descritores: separados entre si por ponto, e listados em ordem alfabética (realizar a busca nos descritores em ciências da saúde-DECS-LILACS, elaborada pela BIREME). O resumo deverá conter de
150 a 500 palavras