geografia
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Contexto Histórico
Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufatura).
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários).
Modo de Produção
Artesanato; (é produzido por um único homem)
Mão de Obra passa a ser assalariada.
Manufatura; (feito a mão, mas por várias pessoas)
Separação entre capital e trabalho
Maquinofatura. (o produto passa a ser produzido com o auxílio de uma máquina – base da revolução)
Interesses da Burguesia
Aumento do lucro;
Crescimento da produção;
Expansão de mercados;
Busca por matérias primas baratas;
Mão de obra barata;
Acúmulo de capitais;
Pioneirismo Inglês
Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.
Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Invenções e