Geografia
A RÁPIDA HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES
Durante a longa história e até meados do século XVIII, as organizações se desenvolviam lentamente. A administração surge para revolucionar as complexidades das organizações e teve seu inicio durante a revolução industrial.
Com a chegada da Revolução Industrial, novas concepções de trabalho e criarão modificando completamente a estrutura organizacional, podemos dizer que a história das organizações estão divididas em 6 fases, sendo elas:
1 – Fase Artesanal – 1.780
Nesta fase o regime de produção é fundamentado no artesanato com mão de obra intensiva, há um predomínio de pequenas oficinas, granja e agricultura com base no trabalho escravo. Existem resquícios de feudalismo e o sistema comercial é a troca de mercadorias.
2– Fase de Transição do Artesanato à Industrialização - 1.780 a 1.860
Com a Revolução Industrial do período, houve a mecanização e a industrialização no processo industrial, o que obrigou as organizações a grandes transições. Surge uma nova fonte de energia o “carvão”, a grande matéria prima o “Ferro”, os transportes a vapor e as primeiras estradas de ferro. Nesta fase ocorreu a crescente mecanização dentro das fábricas.
3– Fase do Desenvolvimento Industrial – 1.860 a 1914
Com intenso desenvolvimento da maquinaria na indústria, surge nova matéria prima – o “Aço” substituindo o ferro, surge também a eletricidade e os derivados de petróleo como principais fontes de energia, com o crescente domínio da industria pela ciência e avanço tecnológico houve transformações radicais nos transportes e meios de comunicação.
A partir deste período nota-se um grande avanço tecnológico aonde o capitalismo industrial da lugar ao capitalismo financeiro.
4 – Fase do Gigantismo – 1.914 a 1.945 (Entre as duas grandes guerras)
Com as grandes guerras acontecendo houve um avanço tecnológico para fins predominantemente bélico, é a fase que compreende a grande depressão