Educação no Meio Rural do Brasil
Manuela Almeida da Conceição
Educação no meio rural brasileiro
Santa Inês – MA
2013
Educação no Campo Atividade apresentada para obtenção ou nota na disciplina de agrária e habitação do serviço social pela faculdade interativa coc.
Prof. Orientador: Alfredo Argus
Tutora - Dra Luciana
Manuela Almeida da Conceição
Educação no Campo
Faculdade Interativa coc.
Santa Inês – MA
2013
Resumo:
Constam no artigo reflexões teórico-conceituais preliminares sobre Educação do Campo no cenário das políticas públicas brasileiras. A referência é o contexto educacional do campo. O objetivo é refletir e debater a educação, mostrando as nuance conceituais que vem ganhando. A metodologia inicia-se por estudos bibliográficos a fim de problematizar a temática. E na busca de resultados, os estudos demonstraram que a educação do campo, possuí uma trajetória histórica relevante, que precisava ser mais estudada. Mas, já se evidência em alguns pesquisadores, a ausência de políticas públicas específicas para a educação do campo.
Introdução:
Na educação do campo alguns estudos vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores das diversas áreas da ciência e neste contexto trago como referência alguns autores que tem me ajudado a pensar sobre essa situação educacional a partir do panorama histórico da educação do campo na sociedade brasileira. De forma que, a educação do campo tem se caracterizado como um espaço de precariedade por descasos, especialmente pela ausência de políticas públicas para as populações que lá residem. Essa situação tem repercutido nesta realidade social, na ausência de estradas apropriadas para escoamento da produção; na falta de atendimento adequado à saúde; no não acesso a educação básica e superior de qualidade, entre outros. Quanto aos sujeitos que compõem esta realidade social, nos deparamos com uma infância, adolescência e