Geografia e política
Encontrar um tópico pode ser algo frustrante, pois são muitas opções. Porém encontrar o mesmo não é tudo, pois tem que ter um objetivo pelo qual ele foi o escolhido. Bons pesquisadores, além de relatar o que foi pesquisado, usam essas informações para responder as perguntas que seu tópico o inspirou a fazer.
No principio, a pergunta pode ser interessante apenas para o pesquisador, pois nem todos têm o mesmo interesse. A pesquisa sempre começa assim, mas depois o pesquisador tem que identificar se a sua pesquisa é interessante o suficiente para atingir vários tipos de público, inclusive a outros pesquisadores. Chegando a esse ponto, ele precisa encarar sua tarefa de maneira diferente: deve ter como objetivo não só encontrar respostas para uma pergunta, mas propor um problema que possa ser interessante para que outros também se interessem.
Os pesquisadores mais experientes têm interesse mais do que suficientes para se dedicar. A base da pesquisa tem que servir de base para outros pesquisadores pensarem ou evoluir em suas compreensões. O importante é começar pelo que interessa profundamente. Se não tem certeza do que pesquisar, comece escolhendo cinco assuntos que tem interesse em saber mais. Escolha um de seu interesse. Se mesmo assim se sentir confuso, observe o seguinte: se este é seu primeiro projeto, procure na sala de leitura da sua biblioteca uma fonte bibliográfica geral. Se você é um estudante avançado, tente encontrar um índice especializado em seu campo de estudo.
É importante ter atenção se não corremos o risco de escolher um tópico tão geral quanto um subsídio de uma verbete de enciclopédia. É importante escolher um tópico específico e que esse seja interessante, tem que despertar o interesse do leitor. A vantagem de um tópico específico é que você reconhece mais facilmente os problemas.