Ensilagem
É uma técnica que consiste em preservar forragens por meio de fermentação anaeróbica, após o seu corte, picagem, compactação e vedação em silos. O produto final dessa fermentação, denominado silagem, é obtido pela ação de microrganismos sobre os açúcares presentes nas plantas com a produção deácidos, resultando em queda do pH até valores próximos de 4.
Vantagens da silagem:
-Produção de 30% a 50% mais de nutrientes em comparação à produção de grãos.
-Manutenção do valor nutritivo, quando ensilado adequadamente.
-Requer menos espaço de armazenagem, por unidade de matéria seca, do que a fenação.
- Alta aceitabilidade.
-Processo totalmente mecanizado.
-Menor custo das máquinas em relação à fenação.
-Menor dependência das condições climáticas.
Desvantagens do uso da silagem
-Estrutura especial de armazenamento – Apesar de poder ser armazenada em silos horizontais do tipo superfície, estruturas como silo trincheira podem favorecer o enchimento, a compactação e o armazenamento.
-Alta umidade significando grande quantidade de água transportada e armazenada.
-Redução da matéria orgânica e exposição do solo à erosão – Esse problema pode ser minorado com a adoção de técnica de plantio direto.
-Custo elevado em relação ao custo das pastagens – um dos fatores que mais influem no custo final da silagem é a produção por hectare. Por isso, o produtor deve cuidar o melhor possível de suas áreas de produção de forragem.
-Ultimamente, os custos de produção de silagem têm aumentado em conseqüência das alterações cambiais, já que estas aumentam os preços dos insumos. Por causa do menor custo, em comparação à silagem de milho ou de sorgo, as quantidades de silagens produzidas de capins, como mombaça, tanzânia e brizantão, têm aumentado significativamente. Entretanto, é preciso esclarecer que nem sempre a silagem mais barata será a que irá produzir a arroba decarne de menor custo na medida em que poderá exigir maior quantidade de concentrado.
Fatores que