Arte no hospital de crianças com cancer
- Arte no Hospital -
Título: Arte no Hospital
Apresentação
Este projeto quer tornar o Hospital do Câncer, em sua ala infantil, um lugar agradável e visitado. Lá são atendidas em média, 50 crianças em tratamento contra o câncer. A grande maioria dessas crianças vêm de famílias carentes. Criando uma sala de artes dentro desta enfermaria, disponibilizaríamos alem de espaço, materiais plásticos e conhecimentos práticos com artistas locais, afim de que as crianças tenham contato com as artes visuais e, com isso, sejam produtoras de obras de arte. O objetivo é transformar a ala infantil, com essas obras de arte, em um local menos doloroso para essas crianças. A sala de artes ainda servirá como um espaço de exposições permanente com os trabalhos dos enfermos, aberta ao público em geral. Lá, haverá meios para que o público possa adquirir peças executadas neste espaço e a renda será revertida para a família das crianças.
Objetivos:
Fundar uma Sala de Artes/espaço cultural permanente dentro do Hospital do Câncer, voltado para expor e vender trabalhos de 50 crianças em recuperação da ala de enfermaria, e para o público em geral, com mostras periódicas destes trabalhos, orientados por artistas locais e revitalizar a enfermaria infantil do hospital com a participação das crianças enfermas.
Justificativa
Este projeto é de uma sala de artes instalada em um hospital para tratamento de crianças com câncer. O seu maior propósito é contribuir para melhoria da qualidade de vida daquelas crianças através da arte e criar um novo espaço de exposições permanentes de artes plásticas.
Muito já se foi feito em arte, enquanto auxílio terapêutico, em casos onde a melhora no estado de espírito pode proporcionar efetivamente benefício ao estado físico do paciente. Um exemplo próximo, aqui no Brasil, é o da Dra. Nise da Silveira, que procurava na arte, um meio auxiliar para o tratamento de doentes psiquiátricos.