Cartilha do voluntario
Mão na consciência...
...e mãos à obra!
Ser vol
untário é
O QUE É SER VOLUNTÁRIO
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
COMO SER VOLUNTÁRIO
A UNINOVE incentiva a sua participação de diversas formas - seja através da própria instituição, ou por qualquer outro meio. Esta cartilha é um guia inicial para a sua ação. Leia com atenção e mãos à obra!
PRINCIPAIS FORMAS E OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO
AÇÕES INDIVIDUAIS
Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo, entre outras.
CAMPANHAS
Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
GRUPOS COMUNITÁRIOS
Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, entre outras.
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Organizações Sociais que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades de trabalho voluntário nas áreas de saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura e meio ambiente. Veja no final deste guia uma lista das organizações sociais cadastradas no CVSP que receberam o Selo Organização Parceira 2005. Para conhecer mais organizações visite o site: www.voluntariado.org.br.
PROJETOS PÚBLICOS
Trabalhar junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.
VOLUNTÁRIO EM ESCOLAS
Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros