Projeto rsma
Gestão Ambiental
1º período noturno
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Projeto de educação ambiental na cidade de Guarani: os problemas e alternativas em relação ao lixo.
Localização geográfica: Localizada na Zona da Mata Mineira, numa área de aproximadamente 260 Km² o município de Guarani possui pequenas elevações, morros e colinas cobertos de exuberante vegetação. A cidade é banhada pelo Rio Pomba.
O município é atravessado pela estrada MG-353, que o interliga a Piraúba – Rio Preto; pela MG -285, que o interliga a Rio Novo – Juiz de Fora; pela MG -126, que o interliga a Descoberto – são João Nepomuceno. Suas principais rodovias são BR 40 e BR 116.
O clima é tropical, com uma média térmica anual de 22,3 ° C. Altitudes médias entre 350 e 500 metros
A economia guaraniense encontra-se diversificada. Destacando-se culturas comerciais e de subsistência, pecuária e indústrias.
A população atual é de 9.560 habitantes (Fonte IBGE ano 2007).
Duração: 3 meses.
Diagnóstico/justificativa:
A Usina de Triagem e Compostagem de lixo foi fundada em 2001 pela prefeitura municipal de Guarani. A Usina deveria receber o lixo pré-selecionado em seco (plástico, papel, metal, vidro), úmido (cascas de verduras e legumes, restos de comida) e rejeito (o que não pode ser mais aproveitado nem reciclado). No entanto a Usina não recebe esse lixo separado e conseqüentemente, gera vários problemas como o percentual de rejeito, que já chegou a 72% no mês de agosto. Diante dessa situação se propõe um projeto de educação ambiental, visando a sensibilização dos moradores do município de Guarani sobre a importância de novos hábitos, práticas, valores e a reconstrução dos mesmos, principalmente em relação à separação do lixo para a coleta seletiva, objetivando a melhoria da coleta seletiva de lixo no município.
Objetivos:
Objetivo geral: Implantar um projeto de educação ambiental, sensibilizando a