meio ambiente
Os problemas ambientais na Amazônia tem sido a grande preocupação de todas as comunidades do nosso planeta nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações.
O grande número de eventos que vem ocorrendo em todo o mundo visa tornar as comunidades mais sensíveis aos problemas ambientais por meio de seminários, congressos e conferências sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
As populações estão se conscientizando de que os recursos naturais são finitos e que sua não preservação ameaça o futuro das novas gerações.
Nos dias atuais, para uma grande parcela da sociedade mundial, tornou-se evidente a noção de que uma quantidade enorme de recursos ambientais é necessária para mantermos funcionando o aparato científico-tecnológico que dá suporte ao estilo de vida da mesma.
Esta exige um alto nível de conforto, que só pode ser oferecido com o comprometimento da qualidade ambiental do nosso planeta. Assim, tentar manter este ritmo sem tentar conciliar a produção de bens com a preservação é uma atitude suicida ou no mínimo egoísta para as gerações futuras, que terão que pagar um alto preço para saldar nossa dívida ambiental e conseguir uma qualidade de vida aceitável.
O parque ambiental do município de Paragominas é resultado da preocupação da mineradora Vale e da e prefeitura em garantir opções tanto de lazer como de práticas esportivas, trilhas ecológicas e ações de educação ambiental ao povo de Paragominas e seus visitantes.
Para Justiniano Neto, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Fiepa, o Parque é um marco para o Estado. "Paragominas era conhecida como sinônimo da devastação e desrespeito ao meio ambiente. Hoje, por meio do reflorestamento, dos projetos moveleiros e do próprio Parque Ambiental, demonstra que conseguiu mudar de rumo", aponta. Segundo dados divulgados