Geografia e história de Goiás
Nomes : Gustavo Batista , Maurílio Manoel Peres, Mônica Mary.
Ano/Turma : 1º Ano/Direito
Orientador
Renata Dutra
Título Institucionalização da violência & Segurança Pública
Área do Conhecimento
Ciências sociais aplicadas : Filosofia do Direito(Criminologia) e Sociologia Jurídica.
Palavras -Chave
Violência , Instituição, Racismo, Institucionalização, Polícia, Violência policial, Execução , Naturalização
Problemática
Discutir a ” Violência Institucional no Brasil e os fatores que levam à sua institucionalização, bem como os facilitadores que levam à naturalização dessa violência por parte da sociedade”. O que é violência institucional? Como se manifesta? Qual a relação entre violência institucional e direitos humanos? O que representa para um Estado democrático a vigência da violência institucionalizada na segurança pública? Qual a relação entre racismo institucional e violência institucionalizada?
Quais são os fatores que levaram e ainda levam a sociedade – ou grande parcela dela - a absorver com naturalidade a violência institucional (como a policial e a do falho sistema prisional)?
Justificativa
Verificar as causas e efeitos da violência institucional no aspecto da Segurança Pública no Brasil
Objetivos
Comparar os fatores que levam a violência institucionalizar-se nas repartições públicas de segurança, observar os efeitos desta violência na sociedade e em até quem ponto a memória coletiva e naturalização dos fatos podem manter ecoando estas condições contraditórias
Métodos e Referencial Teórico
Para essa pesquisa será utilizado o método qualitativo. Utilizarei pesquisa bibliográfica baseada em livros, revistas e sites relacionados com o tema. O texto será elaborado com as conclusões tiradas a partir dessas leituras. E como complementação uma metodologia quantitativa, já que se fará necessária a utilização de gráficos para demonstrações de números e quantidade.
Fontes Bibliográficas