História do Computador
Charles Babbage projetou duas máquinas: a Máquina Diferencial e a Máquina Analítica.
A Máquina Diferencial era uma máquina que produzia uma sequência de quadrados quando se girava a manivela. Ela era assim chamada porque as catracasfaziam adição por meio de uma técnica chamada "Método das Diferenças".
A máquina nunca chegou a ficar totalmente pronta, o máximo que ele conseguiu construir foi o protótipo.
A máquina Diferencial só podia fazer uma coisa: calcular pelo método das diferenças.
Com o pensamento de que uma máquina poderia fazer muitas outras coisas, Charles criou o conceito fundamental do computador: uma máquina de propósito geral.
Ele chegou a projetar essa máquina de próposito geral e também chegou a construir o protótipo dessa máquina que ele deu o nome de "Máquina Análitica". Segundo Babbage, essa máquina quando construída poderia realizar uma quantidade infinita de operações, ou seja, ela se adaptaria a necessidade do usuário.
A principal característica dessa máquina é que ela seria programável e para isso ele utilizaria cartões perfurados, ideia essa que ele copiou da indústria têxil da época (O tear de Jacquard utilizava uma chapa perfurada para controlar a máquina e dar a forma que os desenhos apareceriam no tecido.)
O que nós sabemos até hoje sobre o funcionamento dessa máquina, já que ela nunca ficou pronta, foi por conta das anotações de Ada de Lovelace. A filha de Lord Byron foi considerada a primeira programadora mulher por conta das suas anotações e dentre essas anotações continham detalhados programas que iriam funcionar na máquina.
Em Berlim, por volta de 1930, Konrad Zuse já dava os primeiros passos para construir o seu primeiro computador pois ele queria construir uma máquina para não ter que fazer contas.
Para construir essa máquina Zuse utilizou relés, uma chave com duas formas: ligado e desligado, e para realizar contas, ele escolheu o sistema binário por ser mais fácil de mecanizar.
Em