A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DE GOIÁS: UM DIAGNÓSTICO DOS PROJETOS DE FORMAÇÃO, NO ESTADO DE GOIÁS, A PARTIR DE 1990
3382 palavras
14 páginas
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DE GOIÁS: UM DIAGNÓSTICO DOS PROJETOS DE FORMAÇÃO, NO ESTADO DE GOIÁS, A PARTIR DE 1990.Regis Rodrigues de Almeida
Universidade Federal de Goiás regis.geo@hotmail.com 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O objetivo central dessa pesquisa é estudar o papel destinado à disciplina Geografia de Goiás nos cursos de formação inicial de professores de Geografia, nas universidades goianas, a partir da década de 1990. Esse artigo faz parte de um trabalho maior, que compõe a nossa dissertação de mestrado. A pesquisa encontra-se em seu estágio inicial, no qual buscamos aqui tão somente problematizar os desafios de ensinar o lugar, materializado nos conteúdos de Geografia de Goiás.
Acreditamos que o ponto de partida para investigar os problemas que envolvem ensinar Geografia de Goiás seja a formação inicial de professores de Geografia, pois é nesta etapa que são proporcionados aos futuros professores referenciais teórico-metodológicos gerais para o exercício da profissão e para a construção de sua identidade profissional.
A primeira parte desse trabalho problematiza o território goiano, no que concerne às representações midiáticas de Goiás em contraste aos estudos que mostram que esse território é marcado por desigualdades e conflitos, além da produção geográfica em Goiás. A segunda parte busca apresentar os desafios e problemas de ensinar Geografia de Goiás, entendida aqui, a priori, como o lugar. Pelas limitações desse artigo, não aprofundamos nessa questão, de discutir o lugar.
O TERRITÓRIO GOIANO EM XEQUE No cenário midiático, Goiás tem sido vinculado a uma imagem de um Estado próspero, “moderno”, “celeiro nacional de alimentos”, o “coração do Brasil”. Esta imagem, carregada de certa “positividade”, tenta nos fazer a acreditar em um Goiás livre de conflitos e/ou desigualdades sociais.
De acordo com um estudo realizado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás