Introdução-Geografia e Historia de Goiás
Goiás: Diferenças Regionais
Relevo-Destaques
A maior parte do território goiano esta entre 300 e 900 m. de altitude.
O planeta Cristalino, O planalto sedimenta, A planície Fluvial.
Clima-Destaque
O tipo climático que caracteriza o estado de Goiás é o clima tropical com alvos chuvosos e invernos secos, dominado a maior parte do estado, as temperaturas variam entre 23ºC ao Norte, e 20ºC ao sul e o clima tropical de altitude aparece em alguns locais.
Vegetação
A maior parte do território de Goiás é coberta por vegetação de campos cerrados.
Diferenças Econômicas e Sociais entre o Norte e o sul de Goiás Historicamente a posição Norte do estado de Goiás, atual Tocantins desde 1988, sempre foi mais pobre, economicamente, do que a região Sul do estado. Hoje, no atual estado de Goiás, esta disparidade econômica ainda persiste. A posição Norte do estado guarda os piores índices de desenvolvimento econômico e humano. A parte Sul do estado é a mais desenvolvida economicamente. Nesta área temos uma agricultura voltada para exportação , uma pecuária intensiva, boa industrialização e mais áreas de atração turística.
A Ocupação Interior Durante os séculos XVI e XVII, a grande lavoura litorânea foi a base da economia nacional, determinando a mais tardia ocupação das regiões interiores. No final do século XVI em decorrência da atividade da caça ao índio (procurando como mão de obra) surgiram algumas penetrações esparsas que não fixaram o homem ao solo.
O Final da Ocupação Mineratoria
Povoações surgidas no período: arraial do Bonfim (Silvania) á margem do Rio Vermelho, fundado por mineradores que haviam abandonado as minas de Santa Luzia, em fase de esgotamento. Campo Alegre, originada de um pouso de tropeiros;