Geografia Urbana
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Geografia
Disciplina: Organização do Espaço geográfico Mundial II
Resenha comparativa dos textos: “Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n° 10.639/03”, Rafael Sanzio A. dos Anjos e “Representações da África e da população negra nos livros didáticos de Geografia”, Alecsandro Ratts.
A referida resenha será estruturada em três momentos, o primeiro deles diz respeito à apresentação dos pontos centrais abordados pelos autores em cada texto, o segundo será a correlação desses pontos centrais buscando relacioná-los para que assim seja possível compreensão das divergências e convergências dos referidos atores, e o por fim, num terceiro momento, serão explicitados os apontamentos da autora a fim de concluir e sistematizar as idéias apresentadas.
Sendo assim, o primeiro texto intitulado “Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n° 10.639/03”, o autor Rafael dos anjos busca explicitar a importância do povo africano, dos aspectos geográfico e históricos da África na compreensão do negro brasileiro e na construção de nosso território nacional. Para o autor, a Geografia da África e Afro-brasileira não possuem merecido destaque no processo de ensino do nosso país, principalmente por questões políticas e pala desinformação de muitos docentes. Autor aponta a necessidade de que a questão racial seja tratada em nosso país com mais seriedade, para que o povo brasileiro possa compreender melhor os processos historiográficos ocorridos em território Africano (Giné) que contribuíram na formação do povo e da organização do território brasileiro.
Rafael dos Anjos comenta que foi criada uma imagem da África distorcida e equivocada que não considerava fidedignamente a real situação histórica, social, natural e de organização do referido continente, além disso, aponta que durante sua história, os povos que habitavam o continente africano