GEOGRAFIA URBANA
Arquitectura e Urbanismo
Disciplina de Geografia
Os Problemas Sociais Urbanos
Discente: Branca Domingos Pedro
N° 7444
Turno: Noite
Docente: Arq. Paulo Gilberto dos Santos
Índice
Introdução
Desigualdade urbana
Fluxo migratório
Conclusão
Introdução
Desde o surgimento das sociedades humanas sempre ouve desigualdades sociais onde os que lideravam eram sempre os mais favorecidos ou seja tinham melhores condições de vida, ainda hoje vivemos esta realidade embora sejamos mais modernos e desenvolvidos.
Em Angola, segundo nos conta a história, mesmo antes da colonização já existiam reinos nos quais já existiam reis e outros que com ele dirigiam. A colonização que surgiu com a emigração dos portugueses provocou uma maior desigualdade social e urbana não somente em Angola como em outros países, com o tempo, a independência, a guerra, o comércio e as estreitas relações entre países culminou num aumento abismal desta desigualdade social urbana.
Desigualdades Urbanas
Em Angola as desigualdades urbanas começaram a se verificar mais ênfase com a colonização uma vez que os senhorios, viviam em casas organizadas e bem constituídas e ainda em com todos os luxos e privilégios e os escravos nada tinham vivendo em péssimas condições e sendo maltratados constantemente.
A seguir a independência, esta desigualdade apenas aumentou com o surgimento da guerra que causou uma destruição em grande escala das infra-estruturas urbanas já existente, a morte de muitas pessoas e uma grande carência de vida, aumentou também a pobreza e provocou maior fluxo migratório no pais e fora deste pois, a população procurava um melhor lugar para viver.
Deste modo muitos vieram para