empreendedorismo
Conhecer para crescer
PROFESSORA: Ana Cláudia C. de Melo
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO.
2. DEZ RAZÕES PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO.
3. DECIFRANDO O EMPREENDEDORISMO.
4. O PROCESSO EMPREENDEDOR.
5. IDÉIAS E OPORTUNIDADES.
6. POR QUE ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIO.
7. A ESTRUTURA DE UM PLANO DE NEGÓCIO.
8. PECULIARIDADES DA EMPRESA NASCENTE.
9. INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE.
10. AÇÕES DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO. 11. INTRAEMPREENDEDORISMO
12. REFERÊNCIAS.
I - INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
Todos nós temos um pouco de “empresário” em nosso sangue. Temos sonhos e projetos para sermos nosso próprio patrão e dependentes de nossos próprios caixas. De acordo com Timmons (1990,) o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX.
1.2. HISTORICIDADE DO EMPREENDEDORISMO
De acordo com DORNELAS (2001) a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume risco e começa algo novo. Tem-se em Marco Polo o pioneiro do empreendedorismo, quando assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro (hoje mais conhecido como capitalista) para vender as mercadorias deste. Enquanto o capitalista era alguém que assumia riscos de forma passiva, o aventureiro empreendedor assumia papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais. No decorrer da história o termo empreendedor assumiu vários significados:
Idade média : Nesta época o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, ele apenas gerenciava os projetos utilizando os recursos disponíveis. Século XVII : Nesta fase surgiram os primeiros indícios da relação entre assumir riscos e empreendedorismo, que estabelecia um acordo contratual com o governo para algum serviço