Organização do Trabalho
O conceito de "Organização do Trabalho" é bastante amplo e carece de uma definição precisa, trata de como o trabalho é organizado e gerenciado desde o projeto do trabalho em si, até aspectos da estratégia empresarial sempre buscando eliminar elementos improdutivos e garantindo a segurança do trabalhador. A Administração da Produção e Operações é frequentemente apresentada como um campo de estudo cujos focos ou fatores principais são: a tecnologia, os sistemas, os procedimentos e as instalações, ou seja, as partes não humanas da Organização. Isto não é verdade, pois sabe-se que a forma como os recursos humanos são gerenciados tem um profundo impacto sobre a eficácia de suas funções operacionais. O relacionamento entre pessoas, a tecnologia que usam e os métodos de trabalho empregados. Isto é chamado de Projeto de Trabalho.
Projeto de organização do trabalho é a parte da Engenharia da produção. É usualmente definido como os elementos do gerenciamento de recursos humanos, que são tradicionalmente vistos como estando diretamente dentro da esfera da administração da produção. Influenciam o relacionamento entre pessoas, a tecnologia que elas usam e os métodos de trabalho empregados pela produção.
Desenvolvimento:
A forma como a organização do trabalho é estruturada contribui para desenvolver a cultura da organização.
Projeto do Trabalho: Os recursos humanos são de grande importância dentro de uma organização, especialmente nas funções operacionais. Os gerentes de produção são os mais envolvidos na liderança, desenvolvimento e organização dos recursos humanos. O projeto do trabalho tem um papel pivô na organização, define a forma pela qual as pessoas agem em relação a seu trabalho. Posiciona suas expectativas de o que lhes é requerido e influencia suas percepções de como contribuem para a organização. Posiciona suas atividades em relação a seus colegas de trabalho e canaliza os fluxos de comunicação entre diferentes partes da operação.