Geografia na Infância
Nome: Maria José de Souza
Polo: Italva
Endereço: Rua Jorge Luís / Centro / Italva- RJ
Telefones para contato: (22) 98755017
E-mail: souza.maria@hotmail.com
TEMA: GEOGRAFIA NA INFÂNCIA
JUSTIFICATIVA
A Educação Infantil, apesar de ser considerada a primeira etapa da Educação Básica, ainda enfrenta o desafio de estabelecer a sua própria identidade educativa e, com isso, criar uma ação diferenciada que não “escolarize” a criança. Nesse sentido este estudo se justifica, já que é preciso conhecer as especificidades da pequena infância, sua cultura, seu olhar sobre o mundo, para que a ação educativa se efetue com a criança sendo protagonista de sua construção.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Meu interesse sobre o tema “Geografia na Infância” surgiu a partir de minha participação no projeto de pesquisa de Geografia intitulado “Territorialidades de criança nas instituições de educação infantil”, no qual sou bolsista. Essa experiência está sendo enriquecedora para minha formação, provocando em mim o desejo de conhecer mais a fundo os territórios nos quais as crianças estão inseridas. Quantas vezes já ouvimos a seguinte afirmativa: “As crianças são o futuro do nosso país.” Várias vezes com certeza! Tal perspectiva frequentemente faz parte de um discurso onde se pretende valorizar as crianças, a infância, porém em um espaço-tempo que existe apenas em potencial, o futuro. A Geografia na Infância veio trazer para nós, educadores, uma outra perspectiva sobre as crianças, na qual estas deixam de ser apenas um receptáculo de saberes e experiências para uso futuro e se tornam sujeitos ativos no presente que vivem.
Sujeitos infantes que constroem suas próprias espacialidades, suas formas próprias de usos dos diversos espaços nos quais se relaciona, ao mesmo tempo que são constituídas por todo esse espaço ao seu redor. Os espaços são na maioria das vezes construídos por um adulto sendo embutido nele toda uma visão adultocêntrica, se tornando