ligas dos bronzes
O cobre é um elemento metálico muito difundido na crosta terrestre, no estado elementar ou combinado. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas como latão e bronze. O Estanho é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais para protegê-los da corrosão. O estanho é obtido principalmente do mineral cassiterita onde se apresenta como um óxido. É um dos metais mais antigos conhecido, e foi usado como um dos componentes do bronze desde a antiguidade.
Historia do bronze
Do bronze surgiram as primeiras armas e ferramentas metálicas, também utilizadas para a produção de estátuas. Material que, polido, chega ao amarelo ouro, é o mais usado no campo da escultura. Sua grande popularidade se deve à sua enorme resistência estrutural, a não corrosão atmosférica, à facilidade de fundição e uma capacidade de acabamento que permite excelente polimento ou o uso de diversas cores e tipos. O bronze possui características acústicas e de geração de ondas sinusoidais bastante puras e apresentando um timbre bem distinto, tornando-se assim um metal excelente para a fabricação de instrumentos musicais de percussão como é o caso dos sinos e sinetas ou secções de instrumentos de sopro, onde o som é originado, como são os bocais para saxofones, trompetes e trombones, entre outros.
Especificações técnica
Características do bronze
À medida que aumenta o teor de estanho, aumentam a dureza e as propriedades relacionadas com a resistência mecânica, sem queda da ductilidade. Essas ligas podem, geralmente, ser trabalhadas a frio, o que melhora a dureza e os limites de resistência à tração e escoamento, como está indicado na Tabela, pelas faixas representativas dos valores dessas propriedades.
Bronze de estanho
Os bronzes são ligas de cobre (Cu) e estanho (Sn) com teor Maximo de 32% Sn. A cor varia: Vermelho cobre para