Ligas metálicas
Tema: Ligas com memória de forma
Tópicos:
• Explicar de que se trata o trabalho e o porque de o tema de ter despertado curiosidade para a realização;
• O que são as ligas metálicas em geral;
• Contributos que tem hoje em dia;
• De seguida vou falar sobre a Liga policristalina de ferro;
• Vantagens e desvantagens se existirem;
• Apresentação de um vídeo sobre “materiais inteligentes que ganham multiplas funções” que mostra de como é que as ligas se movimentam segundo um gradiante de temperatura.
[pic]
LIGAS METÁLICAS
Os metais são geralmente utilizados na forma de ligas, ou seja; consistem em
“misturas” de dois ou mais elementos químicos. Nas ligas metálicas, pelo menos um dos elementos é metal e a liga resultante apresenta características metálicas. (elevada condutibilidade térmica e eléctrica).
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é aplicada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção. As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construcção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os sectores de electrónica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo). É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.
Ligas metálicas mais comuns no quotidiano: ← Aço — constituído por Fe e C.