Geografia física do Brasil
Anteriormente, o grupo dos países do sul era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, pertencentes ao Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações quando um Segundo Mundo já não mais existe.
Apesar de estar em desuso, ainda utilizamos as expressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterização ideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os paises de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também.Geografia física do Brasil
Localizado no continente americano, no subcontinente da América do Sul, o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.514.876 quilômetros quadrados. Seu território, que ocupa cerca de 48% da América do Sul, possui fronteiras com todos os países dessa região, com exceção do Chile e Equador.
O Brasil está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto ele integra o Hemisfério Ocidental. O país é “cortado” pela linha do Equador, fazendo com que 7% de sua área pertença ao Hemisfério Setentrional (Norte) e 93%, ao Hemisfério Meridional (Sul).
Com extensão de 4.394,7 quilômetros no sentido norte-sul, o Brasil ocupa duas zonas climáticas: Zona Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio) e a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico). Essa característica faz com que o país apresente uma variedade