Geografia física do brasil
1 GEOLOGIA
Camadas da Terra: Crosta Terrestre ou Litosfera; Manto e Núcleo (Anexo 01).
Movimento das Placas: A crosta é dividida em placas tectônicas. O choque ou a separação entre elas pode causar: Formação de Vulcões; formação de continentes (epirogênese); soerguimentos de dobramentos modernos ou montanhas (orogênese), abalos sísmicos ou terremotos e tsunamis. O primeiro estudioso a analisar este movimento foi Alfred Wegner em 1915, defendendo a tese da Deriva Continental e da formação da Pangeia. Em 1970, surge a teoria das Tectônicas das Placas que explicaria a existência das placas tectônicas (Anexo 02).
1.2 Tipos de rochas:
Magmáticas: são aquelas que resultam do processo de solidificação do magma. Podem ser classificadas em Plutônicas ou Vulcânicas.
*Plutônicas ou Intrusivas: a solidificação do magma ocorre no interior do planeta em um processo lento de resfriamento o que permite a formação de cristais. Exemplos: granito, sienito e gabro.
*Vulcânicas ou Extrusivas: a solidificação do magma ocorre na superfície, após o extravasamento do magma. O processo de resfriamento é lento e não forma cristais. Exemplos: basalto, diabásio e andesito.
Sedimentares : são resultantes da consolidação de sedimentos que se depositam em áreas rebaixadas. Esses sedimentos podem ser oriundos da destruição erosiva de qualquer tipo de rocha ou material originário de atividades biológicas. Podem apresentar camadas que denunciam as várias fases de sedimentação. Exemplos: arenito, argilito e calcário.
Metamórficas: através da ação e das modificações nas condições de pressão e temperatura, pode ocorrer uma reestruturação dos minerais que compõem as rochas dando origem ao que chamamos de rochas metamórficas, podendo ou não alterar sua composição mineralógica. Exemplos: quartzito, mármore e gnaisse.
1.1 Estrutura Geológica
A estrutura geológica da superfície terrestre, que