Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil
O livro Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil apresenta algumas novas abordagens sobre a natureza no contexto da Ciência Geográfica. O livro contém trabalhos oriundos de profícuas experiências científicas e acadêmicas dos autores que procuraram apresentar os avanços recentes no nível teórico, epistemológico, metodológico e empírico, sobre diversas temáticas na Geografia Física.
Embora os capítulos refiram-se a conteúdos específicos da Geografia Física, como Geomorfologia, Pedologia, Climatologia, Biogeografia, por exemplo, o conjunto da obra foi concebido como uma das possibilidades de reflexão geográfica sobre a natureza e suas especificidades.
Como bem colocava o saudoso professor Antonio Christofoletti, o importante no estudo geográfico são os processos espaciais, as correlações entre os elementos e seus atributos, que ao longo de uma escala temporal permitiriam a geração de uma organização espacial dos sistemas ambientais, os quais representam uma visão totalizadora da natureza, dentro de uma perspectiva geográfica.
Mas e a sociedade? Como abordar este Ser que com sua dinâmica e suas contradições produz-se temporal e espacialmente? Como abordar em um estudo de Geografia Física a representação do e no mundo, construídas por sujeitos históricos que em suas relações constroem e espacializam o conceito de natureza? Como abordar a natureza e os seus significados, que são fundamentais para a constituição das identidades sociais e suas representações simbólicas, categorias mediadoras do sujeito no e para o mundo? Como abordar estas representações simbólicas da natureza em um estudo de Geografia Física?
Não acreditamos que o ecletismo metodológico seja a saída para a resolução das problemáticas metodológica e gnosiológica relativas ao tratamento da natureza na Geografia. Talvez devêssemos mergulhar em um debate metafísico sobre a problemática da natureza e, porque não, da crise ambiental, numa tentativa de desvendar se não