Geografia Física e Geral do Brasil
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Geografia
Geografia Física e Geral do Brasil
1) Sabemos que ao longo de toda a história do pensamento geográfico diversas correntes de pensamentos propuseram idéias acerca dos inúmeros conceitos-chave da Geografia. A região sendo um desses conceitos primordiais para pensar a Geografia foi um dos que mais se diferenciou pelos inúmeros conceitos atribuídos a ela. Na geografia tradicional, Paul Vidal de La Blache a caracterizava como síntese de elementos físicos e sociais em integração, se aproximando muito ao conceito de paisagem natural.
Na geografia quantitativa, a região passa a ser explorada como áreas definidas a partir de critérios de homogeneidade que possibilite a sua classificação, bem como a sua quantificação.
Já a geografia humanista, amplia o conceito de região para além dos critérios meramente físicos, econômicos e políticos. A região passa a ser vista como espaço de identificação, das relações, onde o indivíduo se reconhece e possui enraizamentos com a região.
No que se refere a região e o elementos da natureza, este pode ser extrema importância à medida que possui ampla biodiversidade que pode ser explorada afim de criar determinados limites baseados em critérios da própria natureza. Sendo assim, o tipo de vegetação predominante, a fauna, a flora, planaltos, planícies, tipo de clima ou simplesmente os domínios morfoclimáticos para ser mais preciso, podem contribuir significativamente para definir regiões a partir dos elementos da natureza, ajudando a compôr um significado mais amplo se associado aos outros conceitos de região que não os naturais.
No caso do conceito de fronteira, este é, em tempo atual, se refere ao limite entre duas ou mais nações soberanas. Geograficamente, são zonas que estiveram ou estão em possíveis zonas de tensão ou disputa territorial. Em muitos casos a disputa já não existe mais, estando portanto, consolidada a soberania