História
A citação é a menção, no texto de uma informação extraída de outra fonte. Há diferentes formas de se fazer citação literária. A citação deve ser apresentada segundo a norma NBR 10520.
- Citações no corpo do Texto
As citações no trabalho estão diretamente vinculadas ao sistema de organização das referências, colocadas no final do trabalho. As citações consistem na indicação do sobrenome do autor acompanhado do ano de publicação da obra consultada.
Ex.: Como diz Bowlby (1981), as experiências emocionais em determinados estágios da vida mental, muito precoces e especiais, podem produzir efeitos vitais e duradouros.
As citações podem ser classificadas em dois tipos:
- Citação textual ou literal a. Quanto à forma - Citação livre ou conceptual Citações - Citação direta b. Quanto ao documento consultado - Citação indireta
a. Quanto à Forma
- Citação textual (ou Literal) São transcrições das palavras do autor, respeitando-se todas as características formais (redação, ortografia e pontuação originais), destacadas com aspas duplas e, se possível, utilizando fonte diferenciada (como em itálico).
Ex.: “Escrever é parte da ciência. Não obstante, muitos cientistas deixam de receber treinamento na arte de escrever”. (Barrass, 1979, p.1)
- Citação Livre (ou Conceptual) São transcrições não literais das palavras do autor, mas em que se reproduz o conteúdo e as idéias do documento original.
Ex.: Barrass (1979), ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido.
b. Quanto ao documento consultado
- Citações Diretas São transcrições retiradas da própria fonte original.
Ex.: “Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda a documentação que se serve de base para a pesquisa, assim como idéias e