Geografia escalas e estrutura interna
Cartografia
Trata do levantamento de dados e da construção e edição de mapas de qualquer natureza.
PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA- contorno dos continentes e demais logradouros.
PROJEÇÃO CILÍNDRICA- os paralelos e meridianos são projetados na superfície de um cilindro, o qual é então planificado. Essa projeção mostra os paralelos como linhas perfeitamente retas e horizontais e os meridianos como linhas perfeitamente retas e verticais. Provocam acentuada deformação das áreas localizadas em latitudes elevadas (norte), são as mais empregadas na confecção dos mapas-múndi.
PROJEÇÃO CÔNICA- resultado da projeção do globo terrestre não sobre um cilindro, mas em um cone, que me seguida é planificado. Mostra os paralelos circulares, enquanto os meridianos são vistos como retas radiais, todas com origem em um único ponto. Reduz a deformação das regiões de latitude elevada e intermediaria.
PROJEÇÃO AZIMUTAL- o ponto escolhido é projetado sempre no centro do mapa. Os meridianos são vistos como linhas divergentes, partindo do centro do mapa, enquanto os paralelos são apresentados como círculos concêntricos (com o centro no ponto de onde parte a projeção)
PROJEÇÃO DE MERCATOR- trata-se de uma projeção cilíndrica conforme-preserva a forma (cilíndrica equatorial). Distorce a área dos continentes, mas mantem correta a forma (contorno). Europa como centro do mundo, dominação econômica e cultural dos países do hemisfério norte sobre os países do hemisfério sul.
PROJEÇÃO DE PETERS- projeção cilíndrica equivalente, não alteram as áreas relativas, mantendo verdadeiras as proporções entre a área de uma região no mapa e a área correspondente na superfície da Terra. Distorce a forma dos continentes, alongando-os no sentido norte-sul, mas mantem corretas às proporções entre suas áreas. Chamada também mapa para um mundo solidário, representação que valoriza os países subdesenvolvidos e tenta eliminar a visão de superioridade cultural dos países do hemisfério norte sobre os do