RED HUNTERES
Pesquisar no mercado quis os melhores profissionais para funções em aberto por clientes é a principal função de um headhunter. Os “caçadores de cabeça” ou “caçadores de talentos” são recrutadores especiais, que sabem onde encontrar os melhores executivos; e como leva-los aos melhores cargos, os mais cobiçados e mais bem remunerados. Avaliando a situação do cliente e as competências necessárias para que um executivo ocupe o cargo planejado com perfeição, eles podem ser grandes parceiros na busca de uma carreira promissora, transformando-se em um barômetro do mercado, dizendo ao executivo qual o seu valor no mercado atual.
O headhunter ajuda a identificar e avaliar os pontos fortes e fracos do executivo, suas prioridades e motivações. Isso permitirá que ele se concentre em suas aspirações de carreira, um passo bastante difícil para ser dado sozinho. Como o poder de conduzir nomes para o sucesso e trançando o futuro de muitas carreiras, o headhunter dever pesquisa no mercado e encorar alguém que realmente agregue valor á empresa interessada. Essa área de trabalho sempre conduz o profissional a um constante aperfeiçoamento, unindo seu conhecimento e intuição para entender a filosofia da empresa e suas necessidades, encontrando no mercado o perfil profissional exato para ela e acompanhar o desenvolvimento de ambos. O headhunter é contratado pelas organizações principalmente em quando:
Buscam profissionais escassos no mercado de trabalho;
Não podem divulgar a existência de sua vaga;
Os prováveis candidatos trabalham para empresas concorrentes; ou ,
A empresa fica situada em local diferente onde trabalham os possíveis candidatos.
Segundo Pontes, 2010, “o custo do serviço cobrado de um headhunter, situa-se entre 30 e 40% do salário anual do candidato admitido.” Sem dúvida é um custo muito alto, contudo, vem de encontro ao trabalho oferecido, bem como do nível dos profissionais apresentados.
Já Marcondes, afirma que caso haja envolvido um