Geografia Da Africa
A África é um continente que abriga 50 países independentes, a população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo.
O litoral do continente não apresenta penínsulas. Em relação a sua posição geográfica o continente está situado quase totalmente no oriente, o território se encontra nos dois hemisférios, portanto é cortado pela linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.
Relevo e hidrografia
O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda no período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território africano é composto por planaltos e esses são bastante planos devido ao constante processo de erosão desenvolvido ao longo de milhares de anos.
As áreas de relevo mais elevadas ou conjunto de montanhas se encontram no continente nas partes periféricas do território, dessas se destacam a Cadeia do Atlas, Cadeia do Cabo, Maciço da África Centro-Oriental, Maciço da África Centro-Ocidental.
No interior do território africano existem diversos rios, cataratas e lagos, quanto ao último os mais importantes e conhecidos são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana, Alberto, todos os lagos citados tem sua origem nas depressões do Maciço da África Centro-Oriental.
Rio Nilo.
Uma grande maioria dos rios africanos percorre áreas planálticas, devido a isso as águas ganham velocidade proveniente dos aclives do terreno, por causa dessas características a implantação de hidrovias fica praticamente impossível, por outro lado favorece na construção de usinas hidrelétricas. Dos vários rios existentes os principais são: Rio Nilo (6.695 km de extensão), Rio Niger (4.184 km), Rio Zambeze (2.750 km) e Rio Congo-Zaire (4.600 km).
Clima e vegetação
Devido a localização geográfica do continente