MODELOS DE AVALIA O DE DESEMPENHO
Existe diferença entre potencial e desempenho, mas ambas estão conectadas para promoção do desenvolvimento e avaliação das pessoas nas organizações. Esses conceitos dão a base de sustentação das "avaliações de desempenho" e, consequentemente, da "gestão de desempenho" nas organizações.
Potencial é a capacidade latente e não aparente que só pode ser identificada diante de técnicas específicas que expõe o indivíduo a situações adversas e mais complexas do que as de seu cargo atual.
Desempenho é a atuação real do colaborador frente a uma expectativa ou um padrão de comportamento estabelecido pela organização. É o conjunto de entregas e resultados de determinado colaborador para a empresa ou negócio. Pode haver desempenho superior sem que exista o potencial para ir além do conjunto de desafios e responsabilidades atuais.
Em outras palavras, desempenho é a performance do colaborador para determinado indicador de competência. Quando falamos de potencial, estamos buscando algo latente no colaborador e, para perceber se ele apresenta ou não e o que precisa desenvolver, é necessário submetê-lo à situações até então não vivenciadas por ele, para perceber se ele vai responder e entregar com o