Geoges Seurat
Sistema de Ensino Presencial Conectado pedagogia Georges Seurat
Vida e Obra
Porto Velho
2014
nome: luciana alencar de moura araújo
Georges Seurat
Vida e Obra
Trabalho de Produção Textual - Individual à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Organização e Didática na Educação Infantil – Prof.ª Edilane Vagula; Arte, Educação e Música – Prof.ª Laura Célia Cabral Cava; Ludicidade e Educação – Prof.ª Marlizete Stwinle; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens – Prof.ª Rosely Montagnini e Seminário Interdisciplinar IV – Prof.ª Cyntia Simioni.
Orientador: Juliana Monti Di Osti Oliveira
Porto Velho
2014
INTRODUÇÃOEste trabalho tem o intuito de falar sobre Georges-Pierre Seurat e sua técnica artística o pontilhismo.
Pontilhismo é uma técnica artística baseada em pequenas partículas de cores, ou melhor, explicando pequenos pontinhos coloridos, uma mistura óptica nos olhos do observador sobre a imagem observada.
Georges Pierre Seurat
Vida e Obras
Georges Pierre Seurat nasceu na França no dia: 29 de março de 1891 e morreu aos 31 anos ele é pintor e desenhista seus principais trabalhos foi: Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, ele é integrante do Movimento Impressionista. É uma pintura feita a óleo,considerada sua obra mais destacada, feita em pontilhismo nos anos de 1884-86. Retrata a Ilha de Grande Jatte. O quadro possui dimensões aproximadas de 2 por 3 metros. Para sua confecção Georges Seurat usou um novo pigmento amarelo de zinco, que é mais visível nas partes iluminadas do gramado, mas também usado nas misturas com pigmentos laranja e azul. No inicio do século XX, e até antes do término da obra, o amarelo de zinco mostrava degeneração para o marrom, algo percebido ainda durante a vida de Seurat. Esta obra pertence ao acervo do HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_Institute_of_Chicago"