Umidade-Bromatologia
UMIDADE
INTRODUÇÃO A determinação do teor de líquido presente nos alimentos é o ponto de partida da análise centesimal; visto que está relacionado com estabilidade, estocagem, processamento e qualidade dos alimentos. O alimento escolhido para análise de umidade foi o biscoito do tipo cookies integral, cuja marca do produto era JASMINE, possuindo o sabor de limão.
Data de validade: 29/06/15
Lote: 140629 É importante saber que a umidade influencia na textura, aparência e cor dos alimentos; principalmente, no seu tempo de meia vida. A água presente nos alimentos pode se comportar de duas diferentes maneiras: estando na forma ligada ou ainda na forma livre. Quando na forma ligada, a água encontra-se fortemente ligada ao substrato, ou seja; nas moléculas do alimento, sendo difícil sua remoção. Já na forma livre, a água está fracamente ligada ao substrato, logo é mais fácil removê-la.
MÉTODO
O método gravimétrico baseia-se na determinação da perda de peso do produto, submetido a aquecimento e secagem.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Anotar o peso da cápsula vazia, depois de seca e resfriada; Triturar e misturar a amostra; Coletar aproximadamente 5g da mesma; Colocar a cápsula contendo a amostra na estufa por 105ºC por um período de 5 a 6 horas; Retirar a cápsula da estufa e colocar no dessecador até atingir temperatura ambiente; Pesar na balança analítica, anotando o peso da cápsula com a amostra seca.
CÁLCULOS
Pc: peso cápsula vazia: 14,5497 g
Pi: peso da cápsula + amostra úmida: 19,5897 g
Pf: peso da cápsula + amostra seca: 19,1149 g
Pau: peso amostra úmida: 5,0310 g
Pas: peso amostra seca: 4,5643 g
Umidade em base úmida = Pau-Pas / Pau . 100 BU= 9,3 %
Umidade em base seca = Pau-Pas / Pas . 100 BS= 10,2 %
DISCUSSÃO
Após analisar os dados obtidos, e compará-los com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO),