Pontilhismo
Origem – Surgiu em 1886 com a última exposição dos artistas impressionistas. Dessa exposição participaram dois artistas que dariam uma nova tendência ao movimento: Geoges Seurat e Paul Signac.
Técnica de pintura: Essa técnica foi chamada de PONTILHISMO e DIVISIONISMO. Porque as figuras, na tela, já representadas em minúsculos fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo plenamente organizado.
Principais Artistas
Edgar Degas: Teve um estilo muito pessoal, foi um pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz artificial. Sua grande preocupação era flagrar em instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto.
O foyer de dança no Ópera Georges Seurat: Foi o principal artista do movimento pontilhismo, reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes, que no seu conjunto proporciona ao observador a percepção de uma cena. No quadro Tarde de domingo na Ilha Grande, temos uma cena de lazer, comum até hoje: Passar algumas horas da tarde de domingo em um parque, os trajes e acessórios masculinos e femininos são típicos do século XIX. Podemos observar como a figura foi construída com pequenos pontos. Todos os demais elementos da tela foram pintados desse modo.
Tarde de domingo na Ilha Grande
Paul Signac: Foi um pintor que explorou as possibilidades da pintura em pontilhismo.
A boia vermelha – 1895
Auguste Renoir: Foi o artista impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter conhecimento da crítica ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida Parisiense no fim do século XIX.
"Mulher com sombrinha"
Vincent Van Gogh: Conhecer Van Gogh é entrar em contato com um artista apaixonante. Alguém que se empenhou profundamente em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza por meio da cor. Foi pastor na Bélgica,