Pontilhismo
PONTILHISMO
Este material pedagógico tem por objetivo auxiliar os professores no planejamento do ensino das Artes no que se refere ao desenvolvimento do Pontilhismo em sala de aula.
A Arte é um conhecimento adquirido pelo ser humano durante toda sua trajetória de vida e tratá-la como conhecimento é ponto fundamental, pois este é um dos maiores bens que a humanidade pode ter. A Arte é patrimônio cultural da humanidade e todos têm direito de acesso a ela.
As aulas de Artes devem servir para instrumentalizar o estudante para realizar com qualidade e segurança a leitura visual de imagens e de obras de arte. O estudo dos elementos visuais e compositivos da expressão plástica guia o olhar para efetivar esta leitura.
O material é composto por fichas informativas que envolvem a contextualização no Pontilhismo na história da Arte e sua importância, bem como informações sobre a vida e obra de artistas pontilhistas de destaque no uso da referida técnica, como George Seurat e Paul Signac.
No intuito de favorecer a aproximação do aluno às obras dos artistas pontilhistas, este material apresenta fichas de apoio ao professor destinadas ao estudo de algumas obras em destaque, com sugestões de atividades que permitem adaptações à realidade das turmas e possibilidades de desenvolvimento junto às outras áreas do conhecimento.
Espera-se que este material venha ao encontro dos professores, colaborando para a qualificação do ensino das Artes na escola.
O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em meados da década de 1880, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).
Os impressionistas já pregavam que para se alcançar diferentes tons, as cores não precisariam ser misturadas, mas que poderiam ser colocadas lado a lado em pequenas “porções” e nosso olho se responsabilizaria por misturar as cores e gerar