Atividade supervisionada
O Balanço Patrimonial é uma representação da situação patrimonial da empresa. É uma das principais demonstrações contábeis.
“Balanço Patrimonial é a representação monetária, em determinado momento, do conjunto de bens, direitos, obrigações e valor patrimonial dos donos ou acionistas, de uma entidade.” (Antônio Salvador Morante. 2007. P.1.).
É divido por Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido, onde:
ATIVO=PASSIVO+PATRIMONIO LIQUIDO
No ativo são registrados os bens e direitos da empresa, as contas são registradas em ordem decrescente de liquidez. O Ativo é separado entre Circulante, Realizável a longo prazo e permanente.
No Passivo são registrados as obrigações da empresa, as contas são registradas em ordem de exigibilidade, ou seja, primeiro são classificadas as contas com menor prazo de vencimento. É dividido entre Circulante, Passivo Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Liquido.
No Patrimônio Liquido é registrado o Capital Social, as reservas da empresa, os lucros ou prejuízos da empresa e a eventual posse de ações em tesouraria.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração fundamental para a empresa, é a principal utilizada pelo analista, nele é possível identificar a situação econômica da empresa, através de analises e dos índices de liquidez.
2.1.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO
Conceito:
A Demonstração do Resultado do Exercício é um relatorio contábil que evidencia a situação econômica da entidade.
Através dessa demonstração , pode-se verificar o resultado que a empresa obteve (lucro ou prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades, durante um determinado período, geralmente igual a 1 (um) ano.
DRE segundo a lei nº 6,404/76
Segundo o artigo 187 da lei 6,404/76 , a demonstração do resultado do exercício discriminará a receita bruta das vendas e dos serviços; as deduções, os abatimentos, a receita liquida das vendas e dos serviços , o custo das mercadorias vendidas e dos serviços prestados e o lucro