Genética modificada
NUTRIÇÃO
MELHORAMENTO GENÉTICO VEGETAL E ANIMAL
GOVERNADOR MANGABEIRA- BA,
2015
BRUNA MARQUES BRAGA SANTOS
MELHORAMENTO GENÉTICO VEGETAL E ANIMAL
Atividade para fins avaliativos requerido pelo docente Marcelo
Passos, ministrante da disciplina
Genética para o curso de Nutrição da Faculdade Maria Milza.
GOVERNADOR MANGABEIRA-BA,
2015
Vegetais
1. Argumentos a favor:
A aplicação de trangénicos pode fazer-se em muitas áreas, mas a agricultura é o setor que mais tem explorado o assunto. Pode-se fazer o controle de pragas agrícolas, uma vez que é possível criar plantas que produzem seu próprio pesticida e resistem às contaminações. A resistência a doenças também pode ser aperfeiçoada, pois tem sido desenvolvidas formas de introduzir genes nas espécies vegetais de modo a poderem resistir a organismos patogênicos.
Tendo em conta o problema da subnutrição no mundo, os defensores dos trangénicos afirmam que a indústria biotecnológica pode introduzir na constituição desta cultura nutrientes importantes para fornecerem uma alimentação mais completa às populações.
2. Argumentos a favor:
O principal argumento utilizado por quem contesta o cultivo de transgénicos é a instabilidade molecular e o facto de , uma vez lançados no ambiente, se tornarem incontroláveis. As dúvidas levantam-se também sobre os efeitos secundários destes organismos e as consequências que podem provocar na saúde humana. O argumento da ajuda no combate à fome é perverso, alertam os opositores destas culturas, pois a produção agrícola no mundo já é excedentária, encontrando-se apenas mal distribuída. A criação de novos vírus é outro risco que ainda não foi descartado.
Prós
1) Expansão do conhecimento científico
Na agricultura moderna o melhoramento genético foi expandido pela transgenia. Isso só foi possível graças ao avanço científico e ao estabelecimento de novas técnicas e esta fronteira