Genichi Taguchi
Introdução ...........................................................................................................3
Desenvolvimento.................................................................................................4
Conclusão............................................................................................................6
Bibliografia...........................................................................................................7
INTRODUÇÃO
Genichi Taguchi é considerado um dos “gurus da qualidade”. Neste trabalho iremos relatar um sobre sua vida, suas principais ideias, obras e como aplicadas no cotidiano.
O objetivo deste trabalho é saber como todos os pontos citados acima foram aplicados no sistema de qualidade.
DESENVOLVIMENTO
• Breve Histórico
Genichi Taguchi foi um engenheiro e estatístico. Da década de 1950 em diante, desenvolveu uma metodologia que utilizava a aplicação de métodos estatísticos objetivando melhorar a qualidade dos produtos manufaturados, sendo duas ferramentas que se sobressaem: a função perda e o uso do delineamento de experimentos. A primeira determina as perdas monetárias pagas pela sociedade, devido ao desvio da característica de desempenho do produto do seu valor ideal e a segunda é a utilização do delineamento de experimentos de uma maneira diferenciada, procurando os níveis dos parâmetros que tornam o produto robusto às fontes de variabilidade e o projeto de tolerâncias de menor custo. Esses métodos geraram controvérsias entre alguns estudiosos mais convencionais, porém a inovação de Taguchi trouxe conceitos e extensões que representam o escopo deste conhecimento. "Qualidade é a perda imposta á actividade a partir do momento em que o produto é expedido"
• Principais ideias (Conceitos)
Em termos gerais há quatro conceitos de qualidade atribuídos a Taguchi:
1 – A qualidade deve ser