Generos: relato e memorial
Relato
Nesse gênero, relatamos, basicamente, experiências vividas no passado – que pode ser ontem, mês passado, ou há três anos – contanto que seja no passado. Para isso, os verbos devem ser empregados no pretérito.
Se, no relato, “contamos” algo que ocorreu no passado, qual é a maior diferença dele para o gênero narrativo? A resposta vem em duas partes: além de, no gênero narrativo, ser possível escrever no presente (Podemos contar uma ficção dizendo: “O menino chega e entra em seu quarto. Ele fecha a porta e percebe que algo está diferente.”), o relato sempre prioriza as ações. Podemos até falar sobre sentimentos e sensações, mas o objetivo principal é informar com foco nas ações.
Finalidade do gênero: relatar um fato
Público alvo: escolher
Suporte ou veículo: internet, revista, jornal etc.
Tema/assunto: escolher
Linguagem: níveis
Estrutura: Prosa
Diferença entre Relato Oral e Relato Escrito
O Relato Oral é marcado por oralidades,interrupções na fala, gírias e entoação. Afinal, no relato oral, a conversa entre emissor e interlocutor pode ser interrompida a qualquer momento.
No Relato escrito existe uma articulação mais organizada, para demonstrar a sequência de fatos, uma vez que o texto escrito possibilita certo planejamento por parte do autor.
Como elaborar o Memorial
O Memorial é um documento que você elabora passo a passo, no qual aparecem suas impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. É uma espécie de "diário" no qual você poderá escrever e contar o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho.
É a oportunidade de registrar suas reflexões sobre os vários momentos do curso e sua relação com a prática pedagógica.
É o relato das adaptações e modificações que você estiver fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula, usando as tecnologias.
É o local em que você pode