o que são os direitos humanos
(Quod iura humana sunt)?
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Mais há muitos anos falam-se em direitos humanos como uma forma de amenizar as desigualdades sociais espalhadas pelo mundo. No entanto as diversas leis e declarações formuladas por vários líderes mundiais na intenção de solucionar as diferenças existentes no planeta não tem surtido os efeitos esperados, haja vista que em todo momento vemos nos telejornais as diferenças sociais crescendo a todo vapor e nada é feito para dirimir essas mazelas causadas muitas das vezes por governantes que se beneficiam de forma irregular do erário público que são destinados para garantir os direitos fundamentais descritos no artigo primeiro da DUDH-Declaração Universal dos Direitos Humanos-e também no artigo quinto da CF-Constituição Federal.
No entanto vemos por outro lado, muitos órgãos que estão tentando garantir esses direitos através de ações sociais voltadas para o bem comum. Mais ainda é pouco; para que tenhamos de maneira equânime os direitos respeitados. Pois vemos em vários lugares do mundo guerras civis acontecendo a todo o momento com a morte de milhões de pessoas incluindo crianças que poderiam ser o futuro deste planeta. Cito aqui a guerra civil na Síria onde os governantes locais desrespeitam direitos garantidos em leis fazendo o uso de armas de destruição em massa, que no ataque mais rigoroso usaram gás Sarin um composto organofosforado que ataca o sistema nervoso e que em 1993 fora proibido a sua produção e armazenamento na convenção sobre as armas químicas e no entanto não cumprem-se as determinações imposta pela DUDH.
A expressão “direitos humanos” é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.