Generos Literarios
1) Gênero Lírico
As obras do gênero lírico não têm o objetivo de representar o mundo exterior, mas de criar e dar vazão ao mundo interior e subjetivo do EU.
Soneto: Poema com regularidade métrica: constitui-se de dois quartetos e dois tercetos, com versos decassílabos ou alexandrinos. Outra característica é a musicalidade, que se manifesta pela rimas e pelo ritmo.
Elegia : Poema de tom macabro, melaconlico e pessimista. Descrenças associadas a uma questão particular ( uma decepção amorosa) , ou social , política , econômica ( temas como a seca nordestina, guerras mundiais..)
Ode: Poema construído com objetivo de elogiar algo ou alguém. Apresenta linguagem exaltoria, entusiasta.Entretanto alguns poetas empregam o termo “ode” de maneira irônica. O conteúdo do poema nesse caso será paródico e sarcástico. Haikai: Dessa forma, por meio de apenas dezessete sílabas poéticas, o enunciador (no caso, o poeta) capta um flagrante da natureza e assim o materializa obedecendo aos seguintes parâmetros:* Um deles é que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos (formados por cinco sílabas poéticas) e o segundo é heptassílabo (constituído de sete sílabas).* O outro parâmetro se define pela forma e pela estrutura, demarcadas pela presença de apenas três versos.
2) Gênero Épico :
A exaltação da pátria e do povo que constitui é um dos principais elementos na formação de um texto épico, alem de indispensável recurso para se forjar um sentimento e uma idéia de nacionalidade. O herói, na literatura épica, representa toda a coragem e a grandiosidade de seu povo e sua pátria. *Epopéia : Texto narrativo, que se constitui de cinco partes: preposição,invocação , dedicatória, narração e epilogo. A 1ª parte evidencia a proposta do autor , o tem que será apresentado, a 2ª se estrutura a partir de um clamor às musas para que elas ajudem o poeta, a 3ª corresponde a um agradecimento e a uma dedicatória que se destinam na maioria das vezes, aos