oserviço social na base conservadora, econômica e seu objeto de trabalho
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social tem vivenciado em seus poucos anos de existência uma transformação mais que necessária para que hoje ele possa esta sendo aceito e respeitado em todas as esferas da sociedade.
O Serviço Social chamado Tradicional teve ênfase no período que vai da década de 30 a 50, com o modelo norte americano, que fez prestar assistência com estratégias de minimização das manifestações da miséria e empobrecimento da classe trabalhadora, sem questionar as estruturas que geram as desigualdades. Já para o final da década de 50 e inicio de 60, inicia-se o movimento de reconceituação, a partir do golpe militar em 1964, com termino na eleição de Tancredo Neves em 1985.
Ante ao capitalismo em que vivemos, é comum o consumo descontrolado e compulsório nas esferas sociais e públicas; que é a causa de enfrentamento direcionada ao serviço social.
2 O serviço social na base conservadora
Para chegarmos ao serviço social contemporâneo precisamos de uma breve analise na sua conjuntura histórica e metodológica. O Serviço Social chamado Tradicional teve ênfase no período que vai da década de 30 a 50, com modelo norte americano, fundamentado por Mary Richmond, tinha em sua metodologia os princípios de caso comunidade e grupo. Era voltado para a caridade e a filantropia, originado nas bases Neotomistas e o positivismo; comandado pelas damas burguesas da igreja católica que trabalhavam sob um regime de assepsia política. A princípio o serviço social tinha o objetivo de prestar assistência com estratégias de minimização das manifestações da miséria e empobrecimento da classe trabalhadora por meio de ações distributivas de serviços assistencialistas e clientelistas, sem questionar as estruturas que geram as desigualdades.
O serviço social tradicional entra em crise geral e a profissão começa a ser questionada